Perguntas frequentes
1 - Qual a importância da Iniciação Científica e da Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação?
É o primeiro contato que o discente possui com a pesquisa acadêmica. É voltado aos estudantes de graduação das instituições de ensino superior do Brasil e consiste no estudo aprofundado de um tema escolhido em qualquer área do conhecimento, durante aproximadamente um ano, com o auxílio de um(a) orientador(a) de sua faculdade/universidade.
2 - Qual é o objetivo da Iniciação Científica?
O objetivo do Programa de Iniciação Científica é aproximar os(as) discentes da área da pesquisa, possibilitar o contato com técnicas e métodos científicos, viabilizando assim a produção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que permitam a iniciação no campo da pesquisa.
3 - O que é uma bolsa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação?
É um valor mensal que o(a) discente recebe através do programa institucional de iniciação científica (PIBIC) ou do programa de iniciação tecnológica e inovação (PIBITI), para desenvolver uma pesquisa sobre um determinado tema, com orientação de um(a) professor(a), por aproximadamente 12 meses, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais) por mês.
4 - Como funciona o projeto PIBIC?
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) busca apoiar e incentivar a política de iniciação científica criada nas Instituições de Ensino e Pesquisa de todo o Brasil. O programa oferece bolsas para estudantes de graduação integrados na pesquisa acadêmica.
5 - Qual a diferença entre PIBIC e PIBITI?
A diferença está no conteúdo do projeto de pesquisa. Enquanto no PIBIC se busca gerar conhecimento novo a partir de descobertas, no PIBITI se utiliza desse conhecimento prévio de pesquisa para desenvolver (criar, inventar) um produto, processo ou serviço novo (ou melhorado) para o mercado.
6 - Como um(a) discente pode concorrer a uma bolsa do PIBIC ou PIBITI?
Quem solicita a bolsa é o(a) orientador(a), através de edital publicado, obedecendo aos prazos e requisitos estabelecidos. Após a divulgação do resultado final, o(a) orientador(a) seleciona o(a) bolsista, conforme determinações em cada edital para executar o plano de trabalho submetido na inscrição.
7 - Bolsista tem direito a férias?
Não, pois a bolsa não é regida pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), não havendo, portanto, vínculo de trabalho com as agências de fomento à pesquisa (CNPq e Fapespa) ou com a instituição onde estuda.
8 - Quais os documentos e informações são necessários para que o(a) discente seja cadastrado(a) como bolsista no sistema SISPROL?
- Termo de compromisso do(a) bolsista;
- Histórico escolar do ensino médio (bolsista PNAES);
- Dados bancários (conta corrente em nome do(a) bolsista);
- Cópias do CPF e RG;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de matrícula.
9 - Quais os documentos e informações necessárias para que o (a) discente seja cadastrado como bolsista no sistema do CNPq?
Além dos documentos descritos no item anterior, o(a) estudante deverá ter currículo LATTES, só é aceito conta corrente do Banco do Brasil (exigência do CNPq). Caso o bolsista ainda não tenha conta bancária até o momento do aceite, deverá informar uma agência do Banco do Brasil para receber o primeiro pagamento, por meio de contra recibo. A partir do 2º mês, o pagamento do(a) bolsista estará condicionado à regularização da conta corrente no Banco do Brasil.
Atenção: não poderá ser conta poupança, nem conta conjunta.
10 - Qual o prazo para o recebimento do pagamento da bolsa na conta?
Até o quinto dia útil do mês subsequente ao início da bolsa.
11 - Quais as informações bancárias devem constar no Termo de Compromisso do(a) bolsista CNPq?
Quando a bolsa é implementada, o(a) estudante recebe um e-mail do CNPq, com o Termo de Compromisso que deverá aceitar. Nesse termo é solicitado o número da conta bancária em que receberá a bolsa (Conta CORRENTE no Banco do Brasil S/A). Caso o(a) bolsista ainda não tenha conta, poderá informar apenas a agência do Banco do Brasil e o pagamento será feito por ordem bancária. O(a) bolsista poderá retirar o pagamento com o documento de identidade. Para o próximo pagamento, o(a) bolsista já deverá ter informado a conta corrente. A conta deverá ser atualizada no site.
12 - Como o(a) bolsista pode alterar ou verificar seus dados bancários?
O(a) bolsista deve acessar o site do CNPq, inserir o CPF e Senha (senha do currículo Lattes) > Gerenciamento de sua Bolsa > Dados bancários de bolsa. Nas bolsas financiadas pela Fapespa ou PNAES, as informações deverão ser inseridas no SISPROL pelo(a) orientador(a).
13 - Sou bolsista CNPq e não recebi pagamento. O que fazer?
Primeira orientação:
Verificar se enviou o Termo de Aceitação recebido em sua caixa postal dentro do prazo estabelecido: até o dia 15 do mês. Caso não tenha emitido o termo de concessão, entrar na página e realizar o aceite.
Segunda orientação
Confirmar se a conta informada não é do tipo poupança ou conjunta. Se for uma dessas duas, será necessário abrir uma conta corrente no Banco do Brasil, atualizar os dados na página do CNPq. Após informar corretamente seus dados bancários, solicitar à Coordenação PIBIC da sua Instituição que encaminhe uma mensagem à sebpg@cnpq.br para realização de pagamento.
Terceira orientação:
Confirmar se sua conta corrente no Banco do Brasil não está bloqueada ou desativada. Se tiver, entrar em contato com o Banco e regularizar sua situação. Em seguida, solicitar que a Coordenação PIBIC da sua Instituição encaminhe uma mensagem à sebpg@cnpq.br para realização de pagamento.
14 - Sou bolsista CNPq, como faço para atualizar meus dados bancários?
- I-Acesse a página ⇒http://carloschagas.cnpq.br/
- II-Clique no link ⇒“outros bolsistas”
- III-Digite o “CPF” e a “ senha do seu lattes”, em seguida “Confirme”;
- IV-Clique em ⇒“Gerenciamento de Projetos / Gerenciamento de sua Bolsa / Dados Bancários;
- V-Selecione o processo e confira os dados apresentados em seguida, informe o número da agência e conta corrente e clique em ⇒ “Enviar”.
- VI-O CNPq só realiza pagamento em conta corrente em nome do(a) bolsista.
- Atenção! ⇒ lembramos que não serão aceitas conta poupança, conta conjunta e conta de terceiros.
15 - Qual é a senha solicitada para registrar o Termo de compromisso do CNPq?
A senha do currículo Lattes do(a) bolsista.
16 - Posso informar a conta corrente de qualquer banco?
Depende da bolsa. Em bolsas financiadas pela Fapespa ou pelo PNAES, pode ser informada a conta corrente de qualquer banco registrado no BACEN (Banco Central). Em bolsas do CNPq, só pode ser informada a conta corrente do Banco do Brasil.
17 - O(a) bolsista pode mudar de orientador(a)? Quais são os procedimentos?
Sim, desde que exista essa previsão no edital ao qual está vinculado. A solicitação deverá ser encaminhada à Coordenação do PIBIC da Instituição pelo(a) orientador(a) do(a) bolsista, para que o coordenador(a) tome conhecimento e proceda à substituição.
18 - O(a) orientador(a) pediu para que a bolsa fosse dividida com um colega de laboratório. Isto é correto?
Não. As normas do programa estabelecem o impedimento da divisão da bolsa, qualquer que seja o motivo.
19 - Quais as obrigações do(a) bolsista?
- I-Estar regularmente matriculado em curso de graduação;
- II-Não ter remuneração proveniente de vínculo empregatício ou funcional concomitante à bolsa do CNPq, Fapespa ou PNAES, dedicando-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa. Os estágios obrigatórios, que fazem parte da grade curricular do curso de formação do estudante, poderão ser realizados pelos(pelas) bolsistas, desde que com o aval do(a) orientador(a);
- III-Ser selecionado(a) e indicado(a) pelo(a) orientador(a);
- IV-Apresentar no seminário de iniciação científica (após o término da sua bolsa), sua produção científica sob a apresentação oral;
- V-Nas publicações e trabalhos apresentados fazer referência a sua condição de bolsista do CNPq, Fapespa e PNAES se for o caso;
- VI-Estar recebendo apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação com bolsas de outros Programas do CNPq, Fapespa ou PNAES e outras agências de fomento à pesquisa ou com bolsas de outras instituições;
- VII-Devolver ao CNPq, Fapespa ou PNAES, valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos não sejam cumpridos.
21 - Quando e para quem o bolsista deve enviar o relatório parcial e final?
O relatório parcial em formulário próprio no google forms, (link disponibilizado na página da Propit>Pesquisa>Documentos Pesquisa), com a supervisão do(a) orientador(a) conforme as datas determinadas no edital. O relatório final (modelo na página da Propit>Pesquisa>Documentos Pesquisa) deverá ser enviado para seu orientador(a), até 15 dias do mês subsequente ao término da bolsa.
22 - Minha bolsa acabou, posso ser bolsista novamente?
Pode, desde que você seja selecionado(a) pelo(a) professor(a) e esteja cursando até o penúltimo ano da graduação.
23 - O que é PIVIC (Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica) e PIVITI (Programa Institucional Voluntário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação)?
Os programas PIVIC e PIVITI são voltados aos estudantes de graduação que apresentem bom desempenho acadêmico e aos projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada. Discentes participantes do PIVIC e do PIVITI têm os mesmos deveres e direitos de participantes do PIBIC e PIBITI, excluindo-se a remuneração.
24 - Desenvolvi um trabalho voluntário com professor durante um ano, sem vinculação ao edital da PROPIT, eu tenho direito a certificado emitido pela PROPIT?
Não. Nesse caso o certificado ou declaração deve ser fornecido pelo(a) próprio(a) professor(a). Somente voluntários cadastrados no SISPROL, que estejam vinculados ao edital PIVIC e mediante a entrega de relatório parcial /relatório final têm direito a certificado.
25 - Quais os requisitos que o(a) orientador(a) deve ter para concorrer a bolsa de IC?
- Ser servidor(a) do quadro permanente, docente aposentado(a) com contrato de docente voluntário(a) e/ou atuação na pós-graduação stricto sensu ou professor(a) visitante da Unifesspa, desde que possuam projetos aprovados nas Unidades e registrados na PROPIT;
- Ser pesquisador(a) com o título de Mestre ou Doutor, com produção científica, tecnológica ou artístico cultural no período compreendido em cada edital, divulgada em periódicos, livros, anais de eventos ou em outros veículos de comunicação da sua área;
- Não se encontrar afastado(a) ou licenciado(a) integralmente da Instituição até a data de implementação da bolsa, exceto no caso de licença maternidade;
- Manter o currículo atualizado na Plataforma Lattes;
- Apresentar, quando solicitado, todos os comprovantes dos itens informados no curriculum vitae registrado na Plataforma Lattes;
- Não possuir pendências em relação ao envio de relatórios de prestação de contas, em edições do PIBIC e PIBITI.
26 - Como faço para obter uma declaração de orientação do PIBIC ou PIBITI?
Página inicial do SISPROL (sem fazer login), acessar a aba “DECLARAÇÕES e CERTIFICADOS".
27 – Fui bolsista PIBIC e/ou PIBITI. Como faço para obter uma declaração?
Página inicial do SISPROL (sem fazer login), acessar a aba “DECLARAÇÕES e CERTIFICADOS".
28 - Como faço para substituir um bolsista?
- Verificar a data para substituição informada no edital que a bolsa está vinculada.
- Enviar solicitação por e-mail à propit@unifesspa.edu.br até dia 10, com a justificativa da substituição. Solicitações de substituição após o dia 10, só entrarão na folha de pagamento do mês subsequente.
- Após o deferimento da PROPIT, o(a) orientador(a) poderá realizar a substituição no SISPROL (inativando o(a) bolsista atual e indicando o(a) novo(a) bolsista
29 - Posso acumular a bolsa com outra bolsa, estágio ou outra atividade remunerada?
- Não, de acordo com a Portaria n.° 141/2022 da Fapespa (anexo I) e RN-017/2006 do CNPq (item 7.5 a)
Redes Sociais