Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Programas de Capacitação e Desenvolvimento Institucional

 

Programa de Formação Doutoral Docente  (Prodoutoral)

O Prodoutoral tem como objetivo geral estimular a elaboração e a implementação de estratégias de melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão das IFES de origem, de modo a apoiar esforços institucionais para a capacitação e para o aprimoramento da qualificação dos seus docentes, visando à consolidação de grupos de pesquisa e à formação de programas de pós-graduação. É um programa que se caracteriza por favorecer a mobilidade dos bolsistas das IFES de origem para as IES de destino durante o tempo de duração da capacitação docente, bem como a dos professores orientadores, como forma de integração entre as instituições participantes.

Programa de Demanda Social (DS)

Com a finalidade de formar recursos humanos de alto nível necessários ao país, o Programa de Demanda Social (DS) tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, por meio da concessão de bolsas de estudo, nos níveis de mestrado e doutorado.

Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS)

O foco do programa é apoiar a execução de estudos e pesquisas pelo Professor Visitante Nacional Sênior que, em conjunto com planos institucionais, contribuam para a criação ou fortalecimento de programas de pós-graduação stricto sensu, além de propiciar a produção de conhecimento científico.

Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP)

Financiar as atividades dos cursos de pós-graduação, proporcionando melhores condições para a formação de recursos humanos.

Programa Nacional de Pós Doutorado/Capes (PNPD/Capes)

A finalidade do programa é promover a realização de estudos de alto nível, reforçar os grupos de pesquisa nacionais, renovar os quadros dos Programas de Pós-Graduação (PPG) nas instituições de ensino superior e de pesquisa e promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

Doutorado Interinstitucional (DINTER)

O DINTER tem como objetivo viabilizar a formação, em nível de pós-graduação stricto sensu no país, de docentes das Instituições de Ensino Superior; Formar mestres e doutores do quadro permanente de docentes de instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa, de modo a diminuir as assimetrias hoje existentes; Fomentar a Produção Acadêmica e fortalecer, nas instituições atendidas, linhas de pesquisas que respondam às demandas relacionadas ao desenvolvimento local e regional.

 

Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/Amazônia)

O PROCAD/Amazônia faz parte de uma ação complementar para o fortalecimento da pós-graduação na Região Norte e no estado do Maranhão. Com o apoio a projetos de pesquisa conjuntos, seu objetivo é a construção de redes de cooperação acadêmica, permitindo o uso de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis nas diferentes instituições participantes.

 

 

 

Fim do conteúdo da página