Resultados de pesquisas científicas são apresentados no V Seminário de Iniciação Científica da Unifesspa

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 11h27

Tratada8A quinta edição do Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), ocorrida nos dias 26 e 27 de setembro, registrou o maior número de trabalhos dentre todas as edições realizadas. No total, foram submetidos e apresentados 160 trabalhos na modalidade de apresentação oral e 49 na modalidade de pôster.

Apesar de ser um evento dedicado especialmente aos bolsistas de Iniciação Científica (IC) que receberam cotas de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) e da Unifesspa, outros participantes também puderam expor os resultados de suas pesquisas na modalidade de pôster.

Com o objetivo de ampliar o nível de qualidade das pesquisas científicas apoiadas com cotas de bolsas, o Prof. Dr. Rômulo Simões Angélica dialogou com a comunidade presente na palestra de abertura sobre a temática “Fraude na ciência: A questão do plágio em publicações científicas”. O objetivo foi reforçar os cuidados para a produção científica de qualidade e da ética em pesquisa.

Comitê institucional de avaliação

Para a avaliação das sessões de apresentação oral a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) contou com o apoio de um comitê institucional de 30 (trinta) avaliadores internos e 3 (três) de produtividade do CNPq. Nessa etapa, decisiva a contribuição dos professores vinculados aos programas de pós-graduação da Unifesspa e demais pesquisadores institucionais convidados.

Para o Prof. Francisco Adriano, “o quinto seminário de iniciação científica da Unifesspa foi um momento ímpar para os bolsistas de IC da Unifesspa, sendo marcado pela grande participação dos estudantes, que expuseram trabalhos de qualidade, com contribuições importantes para a região amazônica”.

O professor Lucas Abud, do campus de Xinguara também participou das avaliações. “Esse ano tive a satisfação de participar desse evento e fiquei muito contente com o que vi, com a qualidade das pesquisas que estão sendo realizadas na nossa instituição. O momento também foi muito importante para interações e realizações de parcerias para continuarmos produzindo conhecimento”, disse.

Comitê Externo de Avaliação

A avaliação externa dessa edição foi realizada pelo professor Dr. Rômulo Simões, pesquisador de produtividade do CNPq e pesquisador visitante sênior da Unifesspa. O professor classificou como gratificante ver o envolvimento dos estudantes no desenvolvimento dos seus trabalhos de iniciação científica e a disposição para o aprendizado de novos conhecimentos.

“Este ano tive a oportunidade de avaliar doze trabalhos, a maioria na área de engenharias (civil, química e materiais), e fiquei bastante recompensado com o nível dos mesmos, em geral envolvendo experimentos e uso de técnicas analíticas e instrumentais, mesmo com as dificuldades inerentes de acessos a laboratórios na instituição. Um estudante de graduação que tem a oportunidade de desenvolver um projeto de iniciação científica passa a ter uma formação e experiência complementares, que poderão ser determinantes na sua escolha profissional ou mesmo quando buscam a pós-graduação”, destacou o professor Rômulo.

Sobre o V Seminário de Iniciação Científica da Unifesspa

É o espaço de apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (Pibic/Pibiti) da Unifesspa por meio da ação sinérgica entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa). Parcerias que visam atender à crescente demanda da universidade em promover uma intrínseca relação entre estudantes e pesquisadores, ampliando a formação e produção científica no âmbito da pesquisa.

O chefe da divisão de pesquisas, Jordânio Santos, avaliou como exitosa a realização do evento. “A Propit agradece a todos que apoiaram a realização do evento. Aos pesquisadores, aos alunos das empresas juniores que participaram da organização, aos professores que realizaram as avaliações das sessões de apresentação oral e pôster, aos técnicos-administrativos e demais setores da Unifesspa”.

Tratada3Tratada12

Fonte: Ascom/Propit/Unifesspa